Contador de Visitas

Contador de visitas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vagas no Exterior dia 18/01/2012 - So! Good Luck!!!

Recent Job Openings
Job Title Location
Fugitive Emission Technician - 6872 Houston
Mechanical Engineer Beaumont
Quality Turnaround Coordinator Whiting
Loss Prevention/Insurance Risk Engineer in Houston Houston
Process Safety/Risk Engineer in Houston Houston
Senior Process Safety Engineer in the UK Chester
Senior Process Safety Engineer in Burlington, Ontario Burlington, Ontario
Senior Process Safety Engineer in Houston, TX Houston
Project Controls Manager Darwin
Control Room Operator (4 openings) Houston
Cost Engineer - Major Projects Calgary
Automation and Control Engineer Fort McMurray
Quantity Surveyor ??? Major Projects Calgary
Project Controls Advisor South Africa
Cost Engineer / Cost Estimator - cw882763 Geismar
Senior Process Engineer North America
Project Design & Engineering Manager Houston
Mechanical Engineer - Two Positions Open - msl882253 New Orleans
Electrical / Instrument Engineer - msl882363 New Orleans
Jr. Level Structural Engineer - msl882434 Metairie
Jr. Level Structural Engineer - msl882432 Columbus
Electrical Engineer - msl882377 New Orleans
Production Engineer - Senior Level Position - clm765 Oklahoma City
Operations Engineer - clm764 Oklahoma City
Business Development (with Automation) Houston
Marine Assurance Superintendent (LNG) Reading
Designer Associates - Valves Channelview
Project Manager Baytown
QC Inspector - 2nd Shift Channelview
Lean Engineer Baytown
Sr. Manufacturing Engineer, Non-CNC Channelview & Baytown
Technology Manager, FCC Process Technology Chicago
Downstream Project Manager-144 Houston
Regional Services Customer Manager - Refining & Petrochemicals United States
PHA Facilitator Borger
Mechanical Integrity Engineer - Fitness for Service Engineer Houston
Process Engineer (LNG) - Italy - Permanant Italy
Process Engineer - Italy - Permanant Italy
Supply Management Lead - Major Projects Calgary
Planner Scheduler ??? Major Projects Calgary
Sr. Chemist Baton Rouge
Supervisor of Chlor Alkali Unit Baton Rouge
Project Engineer Baton Rouge
Project Engineer Vidalia
Lead Analytical Chemist Baton Rougre
Sr Electrical Reliability Engineer Baton Rouge
Process Optimization Engineering Associate (Senior Engineer) Baton Rouge
Process Improvement Engineer Baton Rouge
Process Control Engineer Baton Rouge
Reliability Engineer Baton Rouge
Instrumentation Engineer Baton Rouge
E&I Reliability Engineer New Orleans
Reliability Engineer Jackson
Maintenance Superintendent Baton Rouge
Reliability Engineer New Orleans
Superintendent of Emergency Services New Orleans
Energy Services Manager - jss882722 Houston
Materials Tracker - cs882718 Houston
Project Engineer - jss882740 Freeport
Instrument Engineers - Two Positions Open Texas City
Account Manager - United Arab Emirates Abu Dhabi
Hydrodynamic / Mooring Engineer France
PetroChem: Mid-Level Electrical Engineer, Houston Houston
Refinery Engineer Maumee
Process Engineer Longview
Engineering Manager Houston
Process Engineer - Contract Bellingham
Process Engineer Louisville
Civil Designer - Contract Louisville
Project Facilities Engineering Team Leader Angola

A símbiose do Mal - Nova Era!

 
Automação espera impulso com entrada de Graça na presidência da Petrobras
A indústria brasileira de automação projeta um faturamento 10% maior, em 2012, puxado pela posse de Maria “Graça” Foster na presidência da Petrobras, no lugar de José Sérgio Gabrielli que deixa a companhia após 9 anos de atuação. Segundo informações passadas pelo presidente da ISA (Sociedade Internacional de Automação, na sigla em inglês) Distrito 4, Jorge Ramos, o setor faturou R$ 4,1 bilhões ano passado.
A expectativa dá conta de todo o setor, não só da indústria de automação a serviço da Petrobras, contudo, Ramos acredita que, dada a relevância da estatal na economia brasileira, as recentes mudanças na direção serão o principal vetor deste crescimento.
 

C.Foster

www.cfoster.com.br/

A C.Foster tem mais de 20 anos de atuação nos segmentos de tecnologia e telecomunicações, com foco no setor de óleo e gás e comunicação via satélite tendo como principal cliente a Petrobrás ....

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Leitura Obrigatória!!!

Senhores,

Eu recomendo a leitura deste post, link abaixo, do Victor Alves.

http://tecnopeg.blogspot.com/

Abracos a Todos!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A inversão de VALORES e a importância da engenharia

Vivemos em uma sociedade na qual são valorizados predominantemente as aparências e o glamour. Modelos, cantores, atores e atletas se sobrepõem, com seus valores, a outros valores essenciais ao progresso da condição humana e à melhoria da qualidade de vida. Mas o problema não é apenas brasileiro; é fenômeno universal, com algumas raras exceções.

Mas não se pode esquecer que basicamente tudo o que utilizamos em nosso dia a dia - meios de transporte, tais como rodovias, ferrovias, aeroportos, edifícios residenciais, espaços para abrigar hospitais, escolas, centros culturais etc., tudo isso são projetados pela inteligência de arquitetos e engenheiros. A Engenharia, em meu entendimento, é a maior responsável pelo progresso da humanidade em todos os campos do conhecimento humano.

O futuro não depende das celebridades, muitas das quais alegram e satisfazem o nosso dia a dia, mas, sim, dos cientistas, pesquisadores em todas as áreas, tecnólogos e engenheiros que continuam a construir as
condições para um futuro melhor.

Na mesma semana em que os jornais, revistas e TVs gastaram páginas e horas para mostrar e comentar as roupas e joias usadas na entrega do Oscar, foi dado o prêmio Russ Prize - equivalente ao Nobel de Engenharia - para os engenheiros Earl Bakken e Wilson Greatbatch. Contudo, nenhum comentário apareceu na mídia a respeito disso. E essas personalidades, foram os inventores do marca-passo. Graças a elas, atualmente mais de 4 milhões de pessoas estão vivas. São instalados mais de 400 mil marcapassos
por ano no mundo.

Na inauguração das grandes obras de Engenharia costumam aparecer as autoridades eventualmente de plantão. Mas os nomes dos engenheiros e dos projetistas que as projetaram e construíram, invariavelmente são negligenciados e esquecidos. Quando muito, são divulgados nos nomes das construtoras.

Nos folhetos de venda dos imóveis e coquetéis de lançamentos aparecem os paisagistas, decoradores de interiores e imobiliárias. Mas não aparecem os nomes das empresas de Engenharia envolvidas nos projetos de estruturas, fundações e instalações. A Engenharia é encarada quase como um mal necessário.

Só somos lembrados quando ocorrem catástrofes e acidentes em obras. Nestas horas, todos querem identificar os engenheiros responsáveis. É nossa, a responsabilidade de mudar este quadro, valorizando nossa
profissão, fazendo com que as conquistas da Engenharia sejam reconhecidas e deixem de ficar em terceiro plano. Esta falta de reconhecimento e valorização tem consequências diretas nas remunerações dos serviços de Engenharia.

As imobiliárias, que não tem nenhuma responsabilidade pelas edificações,nem pelo seu desenvolvimento, recebem 6% do valor geral de vendas(VGV) enquanto todos os projetos de engenharia da obra somados representam no máximo 2% do VGV. Pior: ninguém discute os gastos com corretagem. Em compensação discutem os custos de projeto e das soluções de Engenharia. Trata-se de uma total e absoluta Inversão de Valores! 

Com o crescimento da economia no Brasil, cada vez mais a nossa profissão será necessária. Com mais de 40 anos de atividade, passando por vários planos econômicos, posso afirmar que escolhi a profissão ideal. Precisamos de mais engenheiros e tecnólogos urgentemente. A valorização da profissão fará com que mais estudantes se interessem em entrar num dos campos mais desafiadores e gratificantes das atividades humanas: a Engenharia!
*Milton Golombek é presidente da Associação Brasileira de
Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica
(ABEG)

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vagas no Exterior dia 11/01/2012 - So! Good Luck!!!

Recent Job Openings
Job Title Location
Production Engineer - Senior Level Position - clm765 Oklahoma City
Operations Engineer - clm764 Oklahoma City
Marine Assurance Superintendent (LNG) Reading
Designer Associates - Valves Channelview
Project Manager Baytown
QC Inspector - 2nd Shift Channelview
Lean Engineer Baytown
Sr. Manufacturing Engineer, Non-CNC Channelview & Baytown
Technology Manager, FCC Process Technology Chicago
Downstream Project Manager-144 Houston
Regional Services Customer Manager - Refining & Petrochemicals United States
Mechanical Engineer Houston
PHA Facilitator Borger
Materials & Corrosion Specialist - Project Suppor Houston
Sr Materials & Corrosion Engineer for Major Operator Houston
Mechanical Integrity Engineer - Fitness for Service Engineer Houston
Process Engineer (LNG) - Italy - Permanant Italy
Process Engineer - Italy - Permanant Italy
Supply Management Lead - Major Projects Calgary
Quality Assurance (QA) Specialist ??? Instrumentation Fort McMurray
Planner Scheduler ??? Major Projects Calgary
Sr. Chemist Baton Rouge
Supervisor of Chlor Alkali Unit Baton Rouge
Project Engineer Baton Rouge
Project Engineer Vidalia
Lead Analytical Chemist Baton Rougre
Sr Electrical Reliability Engineer Baton Rouge
Process Optimization Engineering Associate (Senior Engineer) Baton Rouge
Process Improvement Engineer Baton Rouge
Process Control Engineer Baton Rouge
Reliability Engineer Baton Rouge
Instrumentation Engineer Baton Rouge
E&I Reliability Engineer New Orleans
Reliability Engineer Jackson
Maintenance Superintendent Baton Rouge
Reliability Engineer New Orleans
Superintendent of Emergency Services New Orleans
Energy Services Manager - jss882722 Houston
Materials Tracker - cs882718 Houston
Project Engineer - jss882740 Freeport
Instrument Engineers - Two Positions Open Texas City
Account Manager - United Arab Emirates Abu Dhabi
Hydrodynamic / Mooring Engineer France
PetroChem: Mid-Level Electrical Engineer, Houston Houston
Refinery Engineer Maumee
Process Engineer Longview
Engineering Manager Houston
Process Engineer - Contract Bellingham
Process Engineer Louisville
Civil Designer - Contract Louisville
Project Facilities Engineering Team Leader Angola
Instrument Engineer - jtm585 Geismar
Pipeline Project Engineer (Sr.) Tulsa
Pipeline Project Engineering Manager Tulsa
Pipeline Asset Integrity Director Tulsa
Pipeline Risk Management Coordinators (Need 2) Tulsa
Leak Detector/SCADA Developer Houston
Contract SCADA Engineer Wind Offshore Hamburg
Senior Design Engineer (metallurgical) Houston
Cost Estimator - Horizon Oil Sands Operations Fort McMurray
Process Engineer Oklahoma City
Principal Static Equipment Design Engineer Houston
Mechanical Static Equipment Design Engineer Houston
Marketing Manager - Downstream, Industrial & Power Generation Houston, TX or Des Moines, IA
Power Systems Specialist Dhahran
Senior Power Services Technician Dhahran
Substation Equipment Operation and Maintenance Consultant Dhahran
Equipment Protection Specialist Dhahran
Cable and Overhead Power Line Specialist Dhahran
Chemist Quality Measurement Supervisor - Deer Park, TX Deer Park

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Petrobras enterrou máquina de R$ 60 mi

Maria das Graças Foster será confirmada hoje presidente da Petrobras após ter enterrado uma máquina de R$ 58 milhões para evitar atrasos no gasoduto Caraguatuba-Taubaté, previsto para março de 2011. Conhecido como Gastau, o gasoduto era uma obra incluída no PAC (Plano de Aceleração de Crescimento) para levar o gás natural extraído da bacia de Santos (campos de Mexilhão, Uruguá, Tambaú e no Pré-Sal) até Taubaté, transpondo a Serra do Mar por um túnel de 5 km de extensão com saída no município de Paraibuna.

Obcecada pelo cumprimento de metas, Graça, como gosta de ser chamada, autorizou o abandono do equipamento, um perfurador de rochas para túneis. De origem italiana, ele entrou no país em regime de comodato para atender a Schahin, responsável pela construção do túnel. A Schahin pediu pelo menos 13 aditivos contratuais que não somente encareceram a obra como provocaram um atraso "aquém do esperado", segundo a Petrobras. O túnel e seus poços permitiriam a passagem do gasoduto que estaria interligado, já no planalto, ao sistema de distribuição da Petrobras.

A estatal já tinha fechado contratos de fornecimento do combustível para as usinas termelétricas, que gerariam energia para o setor elétrico. Cálculos iniciais da equipe de Graça Foster previam que a retirada da tuneladora após o término da perfuração poderia atrasar o início do escoamento do gás em seis meses. Graça decidiu então autorizar um aditivo contratual permitindo a perfuração de 140 m de túnel, criando uma câmara onde a tuneladora de 130 m de comprimento seria abandonada. A decisão foi aprovada pela diretoria executiva da Petrobras no fim de 2010 e implementada no início de 2011.

Mas, para isso, a Petrobras teve de comprar a máquina da italiana Ghella por R$ 58 milhões. Graça pediu um desconto e o negócio saiu por R$ 51 milhões, já contando impostos e outros encargos. Resultado: hoje a tuneladora está enterrada a 540 metros acima do nível do mar, o que permitiu que o gasoduto entrasse em operação em março de 2011, dentro do cronograma previsto.

Nada de multa
A retirada da tuneladora provocaria atraso porque o túnel só tem uma entrada. Após o término da escavação, os funcionários precisariam desmontá-la e retirá-la voltando pelo túnel, uma jornada de até 40 dias. Já em junho de 2010, nove meses antes do início do escoamento da produção de gás, foi apresentada à diretoria a proposta de abandono. Em julho, a Schahin pediu o primeiro aditivo contratual com adiamento de cronograma. No total foram 13 aditivos e quase R$ 150 milhões a mais pagos à Schahin. De acordo com o contrato, a cada dia de atraso haveria um pagamento de multa diária equivalente a 0,1% do valor do contrato, cuja cifra inicial era de R$ 223 milhões. A Petrobras não cobrou as multa da Schahin.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Calculo de Giro Total da Broca com Uso do "Mud Motor".

Recebi este artigo, simples como deveria ser todos e, por isto, muito bom,  do meu amigo, Engº de Petróleo Victor Souza e decidi compartilhar com voces. Aproveitem!

Como calcular o giro total da broca (RPM) no furo perfurado quando se usa "mud motor" na coluna de perfuração e rotação de superficie é, tambem,  conduzida?

- Existem dois componentes contribuintes para este calculo.

1. A RPM do rotor do "mud motor" - cada um tem seu registro de desempenho especifico, o qual, lhe informará quantas rotações por razão de fluxo  passando através da coluna.

2. A velocidade de rotação do Top Drive ou Mesa Rotativa.

Por exemplo: A imagem abaixo mostra a relação rotação/galão a qual significa o que motor girará 0,147 voltas/minuto por um galão/minuto de lama passando através.
 
                                     Especificação do "Mud Motor"

A rotação total da broca no furo:

A rotação total da broca é igual a soma do RPM do rotor a uma razão especifica de fluxo e a velocidade da mesa rotativa na superfície.

Siga este exemplo abaixo para determinar a rotação total da broca:

O registro de desempenho do "Mud Motor" -

Rotação/Galão = 0,147.
Razão de Fluxo = 320 gpm (galões por minuto).
Rotação da Mesa Rotativa = 220 RPM.
A RPM do rotor baseada em 320 gpm = 0,147 x 320 = 47 RPM.
Rotação total da broca = 47 + 220 = 267 RPM.

MUD MOTOR -

É uma ferramenta de perfuração montada na coluna acima da broca. Gira a broca pela força hidraúlica , porém, o restante da coluna não gira junto. O propósito principal do "mud motor" é furar poços direcionais. Existem 2 tipos, este são, motor turbina e motor de deslocamento positivo.     


Motor de Deslocamento Positivo.
 

Motor Turbina.

Emails diretos para ele:
 
Graduado em  Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia . Idealizador e Fundador do blog http://www.camposmarginais.blogspot.com/.
Decidiu criá-lo  devido as dificuldades de  encontrar informações sobre os  Campos Marginais.
Email para contato:  victorgssouza@yahoo.com.br
Abracos a Todos!