Recebi este artigo, simples como deveria ser todos e, por isto, muito bom, do meu amigo, Engº de Petróleo Victor Souza e decidi compartilhar com voces. Aproveitem!
Como calcular o giro total da broca (RPM) no furo perfurado quando se usa "mud motor" na coluna de perfuração e rotação de superficie é, tambem, conduzida?
- Existem dois componentes contribuintes para este calculo.
1. A RPM do rotor do "mud motor" - cada um tem seu registro de desempenho especifico, o qual, lhe informará quantas rotações por razão de fluxo passando através da coluna.
2. A velocidade de rotação do Top Drive ou Mesa Rotativa.
Por exemplo: A imagem abaixo mostra a relação rotação/galão a qual significa o que motor girará 0,147 voltas/minuto por um galão/minuto de lama passando através.
Especificação do "Mud Motor"
A rotação total da broca no furo:
A rotação total da broca é igual a soma do RPM do rotor a uma razão especifica de fluxo e a velocidade da mesa rotativa na superfície.
Siga este exemplo abaixo para determinar a rotação total da broca:
O registro de desempenho do "Mud Motor" -
Rotação/Galão = 0,147.
Razão de Fluxo = 320 gpm (galões por minuto).
Rotação da Mesa Rotativa = 220 RPM.
A RPM do rotor baseada em 320 gpm = 0,147 x 320 = 47 RPM.
Rotação total da broca = 47 + 220 = 267 RPM.
MUD MOTOR -
É uma ferramenta de perfuração montada na coluna acima da broca. Gira a broca pela força hidraúlica , porém, o restante da coluna não gira junto. O propósito principal do "mud motor" é furar poços direcionais. Existem 2 tipos, este são, motor turbina e motor de deslocamento positivo.
Motor de Deslocamento Positivo.
Motor Turbina.
Emails diretos para ele:
Graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia . Idealizador e Fundador do blog http://www.camposmarginais.blogspot.com/.
Decidiu criá-lo devido as dificuldades de encontrar informações sobre os Campos Marginais.
Email para contato: victorgssouza@yahoo.com.br
Abracos a Todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário