Hoje quero falar do método que usamos nas aulas do curso de formação de operadores de sonda na PETRODART aqui em Salvador.
Usamos um simulador de coluna de perfuração/completação/wireline/workover e um simulador de poço, ambos, são usados em conjunto.
Aos alunos é mostrado, e depois cobrado como tarefa e prova, em 3D, como formar uma coluna de perfuração (quantos Comandos, HW, Drill Pipe, etc) a partir de uma programação de poço real que uso no dia-a-dia de meu trabalho. Alem de simularmos problemas operacionais que eles encontrarão na suas rotinas de trabalho, como por exemplo, a prisão da coluna por diferencial de pressão, e os métodos utilizados para a soltura desta coluna, como também, a perda de circulação de lama, só para citar alguns. Os alunos são diviidos em grupos de cinco, exatamente, como uma turma de prefuração numa sonda real e se comportam com tal. A prova teórica escrita vale, somente, 2 pontos, os 8 restantes são obtidos em provas práticas. A média final para aprovação, ao final do curso, é 8!
Este é somente o começo do curso que, além destas simulações em sala, conta, também, com práticas de conexão/desconexão dos tubos (feitas no pátio) com o uso de chaves reais até as visitas em sondas reais de perfuração.
Este método será, tambem, utilizado no curso de operações de sonda do curso destinado, exclusivamente, a engenheiros, tecnólogos e técnicos.
Para informações, contate a PETRODART pelo email: faleconosco@petrodart.com.br
Abraços a Todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário