Contador de Visitas

Contador de visitas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Artigo e Comentários - Engenheiros de Petróleo.

Senhores,

Leiam abaixo um artigo publicado pelo site NICOMEX, hoje, dia 19/01/12. Anexei alguns comentários que julgo pertinentes, mas, verdadeiros ou não, são a minha opinião. Se voces fizeram comentários tambem, iria enriquecer este post neste forum.

Fonte: NN - Adriano Nascimento. Postado em 19.01.2012, 04:28 pm

UNIVERSITÁRIOS A expansão petrolífera tem despertado interesse nas diversas classes sociais, faixas etárias e graus de instrução, todos em busca de participação na indústria de óleo e gás, nas mais variadas funções. Os estudantes universitários são um bom exemplo desse movimento. O curso de petróleo e gás já está entre os mais requisitados dentre as engenharias disponíveis nas faculdades. A falta de mão de obra qualificada e a possibilidade de crescimento profissional são alguns dos fatores que mais contribuem com o interesse em atuar na área.

LH: O que tenho visto nas aulas que ministro é que a maioria quase absoluta dos estudantes acham que somente a graduação será suficiente para eles alcaçarem o tão desejado 1º emprego, e não é assim! Cursos de capacitação, com duração entre ,  6 e 8 meses, onde o aluno já sai apto para trabalhar são, sem duvida, a melhor opção.

EXPANSÃO  Para o coordenador do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Tiago Barbosa, o interesse no setor petrolífero acentua-se principalmente pela previsão para 2020, que de acordo com as estimativas, levará o Brasil a dobrar a produção. “Inevitavelmente com essa expansão o país necessitará de mais engenheiros de petróleo para atuar no setor. Com isso, a procura de universitários tem crescido aceleradamente”, afirma, lembrando que somente a Petrobras nos últimos anos realizou a contratação de mais de mil profissionais especializados. Além disso, há o fato de as empresas buscarem cada vez mais o Brasil para abrir seus escritórios, na eminência de realizar negócios.

LH. A Petrobras nem falamos, pois, só contrata por concurso, então, mesmo que alguém seja ruim de engenharia de petróleo, mas, se for bom de concursos, será um engenheiro da estatal. Quanto a outras petroleiras, pelo que vejo, leio e ouço elas estão saindo do país por excesso de regulamentação e pouca oferta de blocos e, por isto mesmo, trazem seus empregados de outros países devido ao curto tempo que ficam por aqui, então, resta os prestadores de serviço a Petrobrás, estes são, e serão, os grandes contratadores.

EMPECILHO  A escassez de literatura nacional nas universidades é a principal dificuldade para os alunos de petróleo e gás. A maioria dos livros acadêmicos é de línguas estrangeiras, o que prejudica a compreensão e entendimento do assunto abordado. “Mesmo com o aumento das publicações nacionais, ainda existe defasagem de livros nos cursos, que em sua maioria são iniciativas de ex - funcionários da Petrobras ou de professores que atuam na pós- graduação” afirma Barbosa.

LH. Os livros de engenharia de petróleo que vi e vejo nestes 30 anos de atividade nesta área são 99,9% em ingles, então, quem quiser estudar engenharia de petróleo e não estudar ingles, não terá muito futuro, mas, que existe livros em abundancia para download na internet, Ahh! Isto existe!

DIFICULDADE  Outro problema encontrado é a pouca disponibilidade de cursos extras para complementar a faculdade, são poucas especializações de curta duração para a indústria do petróleo. Para minimizar esta lacuna, Tiago Barbosa enxerga os encontros acadêmicos de petróleo e gás como uma excelente opção. “Algumas universidades promovem seminários técnicos sobre o setor, com palestras e mini-cursos para enriquecerem o ganho de conhecimento dos alunos, já que são ministrados por profissionais com larga experiência na profissão”, destaca o coordenador do curso de engenharia de petróleo e gás.

LH. Veja se não é o que lhes falei lá em cima? Aqui no nordeste, principalmente, em Salvador, estamos tentando passar o conhecimento para os que estão chegando com cursos e palestras, mesmo que alguns não tenham condições financeiras de matricular-se em algum curso, nós sempre conseguimos uma bolsa completa. O que não pode ser é o estudante ficar sem o aprendizado.

NORDESTE  Segundo Barbosa, o mercado de trabalho não se limita apenas à região Sudeste. “As oportunidades no Nordeste são tão grandes como no Rio de Janeiro, Santos, Vitória, entre outras”. diz. Essas possuem uma proximidade maior com empresas regionais, que mesmo sendo menores também necessitam de mão de obra qualificada, e com isso abrem muitas oportunidades, despertando o desejo de atuar num dos setores mais promissores da engenharia.
"Mesmo com o aumento das publicações nacionais, ainda existe defasagem de livros nos cursos"
Tiago Barbosa, Coordenador do curso de Engenharia do petróleo e gás da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

LH. Seria muito melhor se a Petrobrás devolvesse os blocos em seu poder e que ela nunca vai explorar. Esla não devolve para não criar "concorrente" e um industria do petróleo indenpendente, ela mesmo que diz. Aqui no nordeste, a estatal tem, aproximadamente, 5.000 poços abandonados e/ou tamponados. Eu cansei de explicar, como funciona a exploração no Brasil, a proprietários de terras que vem me perguntar se nós não queremos explorar um, os mais, poços que a Petrobrás abriu em suas terras e tamponou nunca mais retornando e, isto, há mais de 30 anos.

Abraços a Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário