Contador de Visitas

Contador de visitas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Descrições (reais) de Cargos numa sonda de Petróleo

O Patrão ou o Dono da Empresa –

Invariavelmente ele nunca está na locação. Ele põe toda a culpa no Superintendente da sonda quando perguntado por que o orçamento está tão ruim e os lucros estão diminuindo. Ele acha que todos abaixo dele são incompetentes. Seus heróis são Cesar, Napoleão e outros. Ele é muito bom golfista e isto é tudo que sabe fazer. Fala muito sobre segurança e Saúde quando o quer, realmente, é, somente, cortar custos. Ele prefere atirar nos empregados a despedi-los desde que não seja na companhia nem em hora de trabalho. Tem poucos amigos e nenhum familiar. Dirige um big Lexus ou Jaguar e queima o motor porque nunca se lembra de checar o lubrificante e está sempre correndo atrás de petróleo. Acredita que deveria ser nomeado presidente vitalício da SPE ou API. Quer tomar drogas (para propósitos experimentais somente), mas, nunca sabe onde comprar.
Superintendente da Sonda –

Ele é o homem do patrão e, sem duvida, tem uma graduação pela “Oxbridge” (fusão de Oxford com Cambridge) ou St. Andrews. Pegou o emprego por causa da experiência e porque ninguém mais estava preparado para botar a cabeça acima da trincheira. Leva a culpa por tudo porque as pessoas abaixo dele, de alguma forma, sempre, o levam a erro numa decisão final as 2:30 h da manhã. Sai do escritório as 16:00 h, mas, nunca “chega” em casa antes das 21:00 h. Sua esposa conta para todos que ele que ele não esta em casa, então, os que trabalham para ele tem de esperar ate as 21:30 h para ligar porque eles sabem que ele só atende o telefone após esta hora. Ele, normalmente, é visto como o bode-expiatório para tudo que acontece. Mesmo que o patrão não goste dele, ele nunca o despediria porque ele sempre necessitara de um. Lá pela idade de 58 anos necessita de um transplante de fígado e está desenvolvendo o mal de Alzheimer e, ainda, tem tempo de viajar.
Engenheiro de Petróleo/Perfuração –

Graduado em alguma faculdade famosa pelo custo somente, seu pai é um aposentado da indústria do petróleo. Estão, em torno de, 26 anos de idade e tem uma atraente mulher. Pensa que todo serviço é fácil e nunca tem uma razão para problemas na sonda. Entende de geometria não Euclidiana e matemática multidimensional, mas, não consegue trocar um fusível em um plug. Sabe tudo do mercado financeiro, mas, está sempre “duro”. Na realidade nunca tem dinheiro no bolso. Comprar todas as suas roupas em lojas caras e dirige um Audi financiado. Acha que poderia gerir a empresa melhor que do que a situação atual e tem lido todos os livros de cientologia e mecânica quântica. Está planejando um MBA.

O Homem da Empresa –

Empregado pela companhia porque eles precisavam de alguém com conhecimento pratico de como se fura/completa/manutenção de um poço. Sabe tudo que deveria saber sobre tudo. Normalmente, tem 90 anos de experiência. Pessoalmente furo o mais profundo poço, esteve no pior Blowout do mundo e é o maior amante do mundo. Acha todos uns tolos. Acha que a maioria dos “Toolpusher” não poderia, nem mesmo, carregar sua garrafa térmica! Quando alguma coisa ruim acontece ele conta a todos que já sabia e tinha contado a todos 03 semanas atrás, mas, ninguém deu atenção. Tem uma capacidade incrível de saber em quem por a culpa. Esta sempre devendo devido a divórcios e pensão de alimentos e rumores sobre demissões o fazem ter pesadelos. Ele pode ainda, se quiser, “... voltar para a Arábia Saudita”. Acha que os consultores são pagos bem demais e gostaria de ser um, mas, sabe que ninguém em sã consciência o contrataria. Reza toda noite para ganhar na loteria!


Consultor noturno da Empresa -

Ganha bem e trabalha pouco. Começa a ter medo de sair da companhia em que está trabalhando. Sempre sonhando com seus dias de Gloria quando pescava 3 ou 4 peixes com uma isco só. Conta para todo mundo que quiser escutar que a empresa está quebrando e todos serão demitidos. Se ninguém quiser escuta-lo ele dorme ate as 5:00 h da manhã, então, briga com todos pelos seus relatórios a fim de que ele possa fazer o seu reclamando que ninguém faz os seus a tempo quando o seu está atrasado. “Viu a luz” e tornou-se um “engenheiro de lama” e descobriu um negocio do Homem da Companhia vagamundeando pelo escritório e atendendo ao telefone enquanto o Homem da Companhia e o Toolpusher saíram para tomar café. Conseguiu seu primeiro trabalho nos áureos períodos de 1978. Trabalhou em todo o mundo e foi feito refém 05 vezes. Esteve na vila de praia de Kaddafi para discutir problemas mundiais e mascou folhas de coca com as FARC. Alega ser um excelente golfista e pescador. Casou-se 03 ou 04 vezes e sabe como evitar o pagamento de pensão alimentícia. Sempre baseado no exterior e tem as mais selvagens historias de como evitar pagar impostos porque ele sai do país de residência a cada 04 anos.

Gerente de Instalações Off-Shore –

Ele é um glorificado Toolpusher que se deu mal na vida e foi promovido porque seria muito caro despedi-lo. Fala sempre para o Toolpusher que ele conhece tudo e está muito preocupado com o nível das tripulações dos Supply Boats. Ele diz ter estado em todas as perfurações e é um bom pescador e viajante. Tenta fazer com que outros acreditem que sabe tudo de computadores, mas, está sempre chamando o suporte de TI e o radio operador que, como sempre, não faz nada. Não gosta do Toolpusher por causa alguma que aconteceu eles foram “Roughneck” juntos anos atrás. Acha, também, que deveria ser o presidente da companhia e o Homem da Companhia é um idiota.


Toolpusher (on-shore) –

Acha que é Deus! Ou, ao menos, o novo Messias. Sonha em ter sua própria companhia de perfuração e mostrar para o mundo todo que ele pode furar mais profundo e rápido do que todo mundo. Fala mal do Homem da Companhia e como ele, sempre, tem que salva-lo de problemas. Sonha tornar-se o Homem da Companhia a fim de que ele possa dirigir uma Land Rover com Ar condicionado com pneus para andar na areia e usar vistosos macacões que nunca ficam sujos e não precisa nunca que eles mesmos lavem, sempre tem alguém para fazer. Sempre tem um cão que vive mijando na perna de todo mundo na sonda e ele diz: Ele não é um gaiato! Gosta de jogar canastra ou outro obscuro jogo de cartas as tarde com alguns ingênuos e bobos. Sempre arranja um jeito de empurrar a pilha de serviços “dele” para a lista de outros e fazendo-o parecer muito esperto e eficiente.


Toolpusher (Offshore) –

Gostaria de pensar que ele é Deus! Ele é um ninguém na companhia de perfuração. Alega que está no comando do pessoal e processo de perfuração, mas, gasta todo seu tempo fazendo serviços de escritório para o Gerente, Representante da Companhia, Eng. De Segurança, etc., etc. Constantemente, lamenta não poder estar no site de perfuração para liberar o Sondador para fumar um cigarrinho, mas, secretamente ama o friozinho do ar-condicionado de seu escritorio e o conforto de sua cadeira especial de executivo. Tem que perguntar ao OIM (off-shor instalations manager) o que fazer toda manhã. Tem curiosidade sobre o filme que vai passar as 1:00 h da manhã. Espera que o receptor de satélite esteja funcionando bem porque ele não sabe ajusta-lo. Mais do que provável, foi um negociante de sucatas ou caminhoneiro alguma vez na vida.


Driller –

Já trabalhou em todas as sondas da frota. Carrega a raiva toda do mundo porque acha que deveria ser promovido agora a Toolpusher noturno. Ele não se relaciona com o Toolpusher, mas, sabe tudo da vida dele. Definitivamente acredita estar fazendo o trabalho de todo mundo e poderia, certamente, faze-lo melhor do que eles em metade do tempo. Sempre falando que vai sair do remo, mas, nunca sai.


Assistente de Driller –

Tem mais trabalho que todos e consegue não fazer nenhum completamente. Sempre diz estar em algum lugar fazendo alguma coisa, mas, normalmente, está em outro tomando um cafezinho ou fumando um “cigarrinho do capeta”. Chefia o serviço somente para permitir ao Driller possa tomar as refeições, fumar, beber Johnnie Walker, etc., se o OIM permitir, se este último não tem fá em sua capacidade e nega, ele vai para algum lugar faz-se parecer ocupado.

Auxiliar de Torrista (Derrickman) –

Ganha 20% a mais por hora do que os ajudantes e acha que está ficando rico. É, ambos, jovem, forte e bobo ou velho e chato. Normalmente é relacionado ao Driller. Ele acha que o Assistente de Driller é um babaca.


Plataformista (Roughneck) –

Era um verme (homem de área), mas, foi promovido a Roughneck porque é sobrinho do Toolpusher.

Homem de Área (verme) (Roustaboud) –

Um frustrado Roughneck, mas, comumente, idiota demais para torna-se um. Move-se perigosamente. Esta sempre espreitando o serviço de outros para ver se aprende, sua curiosidade aumenta quando sabe que este paga melhor do que ele ganha. Especialista em palavrões. Come igual a um animal. Mas, sonha tornar-se um Mudlogger por causa do salario.

Se identificou com algumas das definições acima? Então comente ou conte a historia de alguém que você conseguiu identificar no perfil.

Um comentário: