Contador de Visitas

Contador de visitas

sábado, 14 de maio de 2011

Vida do Engenheiro de Petróleo nos EUA. Parte 1


O subtítulo para Engenharia de Petróleo na Universidade de Stanford diz: “Como furar poços de óleo” e isto é o que a maioria de Engenheiros Petróleo (EP) fazem. Ele esta envolvido em todas as fases da exploração de petróleo. Da área de prospecção ate a retirada da sonda após a descoberta do óleo. Isto pode significar viagens, longa estada em locações incomuns (e, as vezes, inóspitas) e condições incertas de trabalho. “’E uma vida de jogador viciado!” Exclamou um Engenheiro de Petróleo e logo outros concordaram. Se você gosta de engenharia e jogo de azar, então, a engenharia de petróleo é para você! Escreveu outro! Os que não se sentem atraídos para isto deveriam afastar-se desta atividade de alto risco. Um engenheiro de petróleo, normalmente, trabalha numa companhia de petróleo em varias capacidades.

Primeiro, ele examina áreas produtivas que tenham fortes probabilidades de conter óleo e gas. Então, ele toma amostras do substrato e determina a quantidade de óleo, a profundidade no qual este está depositado e os equipamentos que serão necessários para extrai-los propriamente. O EP, então, supervisiona construção e operação na área e faz os ajustes necessários conforme for. Finalmente, quando o óleo e/ou gas estiverem exauridos ele supervisiona a remoção do equipamento de produção e o retorno seguro da terra a sua estabilidade estrutural e, ainda, fiscaliza a remoção de rejeitos (perigosos ou não) deixados na área. Este trabalho pode durar econômicos 3 meses ou se estender por longos 2 anos. Paciência, julgamento legitimo e maturidade são características requeridas para um bem sucedido EP.

“Você tem que estar apto a perceber problemas antes que eles aconteçam!”, escreveu um veterano da EP da Califórnia, “De outra forma você estará no meio do problema”. Autoconfiança é, também, crucial, por que decisões de campo ter que ser tomadas rápidas e devem ser precisas. Outro diz: “Você tem ser apto a lidar com as falhas” se quiser sobreviver nesta indústria. Perfuração especulativa é algo entre ciência e arte, esperem plantas de sonda que se provem áridas ou que, somente, rendem limitadas somas de óleo. Mas, apesar das frustrações com este área de atividade, EP parecem gostar de estar no campo onde eles podem ter mãos sujas. Uma grande satisfação para muitos que entrevistamos era que eles trabalhavam com, ambos, mentes e mãos.

Alguns EP fazem seus trabalhos em escritórios, analisando os relatórios e recomendações dos EP de campo e aconselhando os tomadores de decisões. Estas posições são, normalmente, ocupadas por veteranos EP de campo, engenheiros de perfuração e estimadores de reservatórios. Enquanto estas pessoas são cruciais para o sucesso da indústria como um todo, seus níveis de satisfação eram, um pouco, mais baixos do que EP de campo. A vida de cigano ou jogador é mais excitante que ficar atrás de uma mesa!

Pagando as Contas.
EP tem rigorosos requerimentos acadêmicos. Eles devem ser bacharel em engenharia ou ciências da terra (geologia, geofísica, tectônicas, mineração, etc.) e, a maioria, dá continuidade aos estudos da graduação. Para aqueles que desejam entrar para a academia, um PHd é uma obrigação. Somente uma meia- dúzia de universidades americanas oferecem programas que focam em engenharia de petróleo com disciplinas tais como geologia, geofísica, química, dinâmica dos fluídos e física. A maioria dos EP está alocada em estados produtores e são, obviamente, tem muitos postos de trabalho para EP`s.  

Os EP`s devem, frequentemente, se mover dentro desta parte do país (Califórnia, Texas e Oklahoma são os maiores contratadores). Muitos estados requerem uma prova pratica para dar a licença para EP trabalharem.


Carreiras Associadas.
EP desenvolvem extensos conhecimentos sobre o mundo da produção de óleo e podem ser tornar um analista da indústria. Um numero deles usam seus conhecimentos em economia (toda produção de óleo é uma analise de custo/beneficio) para entrar como economista em alguma empresa. Certo numero de ”refugiados” desta profissão, entretanto, ingressam em empresas ambientais ou são contratados por agencias de meio-ambiente do governo enquanto outros se tornam consultores.
Perfurar poços de petróleo pode ser uma atividade “suja” e algumas respostas mencionaram que, após “anos de janela”, o que, realmente, importa é que eles queriam mudar a direção de suas vidas!

Na 2 Parte - Salários, turnos de trabalho, obrigacões.

Um comentário:

  1. Quando uma máquina de perfuração e retirada do Petróleo quebra o Eng. responsável tem que pagar ou a Empresa para a qual ele trabalha é que paga?

    ResponderExcluir